top of page

PENSE NISSO: Os Evangélicos e o Culto ao Corpo.
23/11/2014
Vamos malhar, vamos malhar! Corre, pula, salta, levanta peso, tríceps, bíceps, abdominal, o negócio é ficar sarado, malhadão, gostosão.
Outro dia ouvi um rapaz dizendo: " A mulherada pira diante de um tanquinho." Uma moça, evangélica afirmou toda orgulhosa: "gosto de malhar porque eu fico gostosona."
Caro leitor, o culto ao corpo é uma triste realidade evangélica. Lamentavelmente milhares de moças e rapazes lotam as academias com o objetivo único de endeusarem a si mesmos.
Pois é, com a pressão dos ideais de beleza impostos pela indústria da moda e alimentados pela mídia, a valorização do corpo perfeito tornou-se uma obsessão tupiniquim. Hoje cada vez mais pessoas buscam formas de transformar o físico, em busca da perfeição de acordo com os padrões mundanos. Doenças como anorexia, bulimia e vigorexia [transtorno caracterizado pela prática de exercícios físicos em excesso] tomaram um vulto assustador. Muitos colocam suas vidas em risco, consumindo remédios para emagrecer e anabolizantes ou até mesmo fazendo cirurgias desnecessárias."Muitas vezes, essa vaidade se estende para o exibicionismo que obviamente não tem nada de cristão. Partindo do desejo de mostrar o corpo, a beleza, o dinheiro que têm, se esta na moda ou não; vemos jovens (de ambos os sexos) com roupas decotadas, arrochadas, curtas, justas, transparentes; apenas para mostrar a todo mundo como são fortes, sarados, "gostosas" etc... Isso, obviamente não é um comportamento cristão, dependendo até, a pessoa estará ali a serviço de Satanás, servindo de tentação para os outros e vergonha para o nome de Jesus. Além disso, com o culto da beleza vigente no mundo atual, muitos 'cristãos' seguindo esta tendencia colocam seus padrões de escolha para um relacionamento pelos quesitos beleza e dinheiro. Assim, a moça não tem olhos para o rapaz gordinho e de Deus. E passa seu tempo sonhando e desejando o tipo "ator de Hollywood" gospel. O rapaz quer uma estilo "capa da revista" gospel (como se fosse possível). E nesta procura pelo os padrões de beleza ditado pelo mundo da moda e televisão, precisa ser assim ou assim para os conquistarem, e se ele mesmo chega ao padrão de beleza que sonha, descobre que na igreja ninguém esta a altura o bastante para ele e se sentem tentado a buscar um relacionamento no mundo secular.
Prezado amigo, exercícios físicos são saudáveis e fazem bem. Cuidar do corpo é mais do que obrigação do cristão, entretanto, se a motivação do que se exercita não é glorificar ao Senhor através de uma saúde perfeita, peca contra o Eterno, fazendo do corpo, um instrumento de idolatria.
Isto , posto, aconselho a todos aqueles que se esmeram em exercícios físicos que avaliem de forma sincera os reais objetivos de tanta malhação. Naquele que sonda as reais motivações do coração.
Deus o abençoe!
bottom of page